terça-feira, 1 de abril de 2014

London's burning

Sim, é claro que o título do post tinha que ser uma música do Clash. Afinal, é minha banda preferida falando de um dos meus lugares preferidos do mundo. E, para a minha sorte, é aqui que estou! Vou morar em Londres por um tempo e, por causa disso, resolvi fazer do LADO Bá um diário de bordo contando sobre a vida aqui. Mas fiquem tranquilos. Além dos textos sobre Londres, viagens, como é morar fora etc., ainda vou continuar com as dicas musicais e tudo o mais que vocês estão acostumados a ler nesse blog.

Cheguei em Londres no dia 29 de março e, contrariando o que as pessoas costumam dizer sobre essa cidade, o tempo está lindo. Por enquanto, meus dias aqui têm sido ensolarados, com céu azul, flores e muito verde. Nada de chuva e o friozinho que aparece à noite é bem suportável, só precisou de um casaco brasileiro. Claro que não é um calor igual ao nosso, mas hoje saí de vestidinho, sapatilha e meia calça e foi tranquilo - sim, eu andei por aí sem casaco! E olha que ainda é o começo da primavera.

Desde que eu tinha 12 anos eu sonhava em fazer intercâmbio, e tinha que ser em Londres. Demorei para conseguir, mas aqui estou. Então mais uma vez queria dizer para vocês, queridos leitores, que NUNCA desistam dos seus sonhos. Por mais piegas/auto ajuda barata que isso possa parecer.

O que eu tô fazendo aqui
Vim para Londres para fazer 3 cursos diferentes: um de inglês voltado para negócios, que na verdade não é bem uma aula de inglês, e sim vocabulário e princípios básicos de marketing, finanças, relações internacionais etc.; e mais dois cursos de jornalismo de curta duração, um voltado para jornalismo de turismo e outro mais geral com dicas de redação, como levantar pautas, como vender freelas e tal.

O curso de Business English eu faço na UIC - United International College, uma escola muito boa que fica bem no centrão de Londres, na Oxford Circus. Os outros dois cursos de jornalismo eu vou fazer na City University London, uma universidade muito renomada aqui - e também uma das mais antigas do mundo), que fica localizada na região central mas mais para o lado leste, perto da estação Angel do metrô.

As aulas na UIC já começaram e estou adorando, recomendo a escola! As da faculdade começam apenas no final de abril, mas assim que rolar eu conto pra vocês o que achei.

Meu sonho na realidade era fazer pós-graduação em Jornalismo Internacional na City. Eles têm um curso incrível, convênio com a BBC e a Bloomberg e uma super infraestrutura. É de babar. Mas custa caríssimo...então, optei pelos dois cursos livres, que duram bem menos tempo e custam bem menos pounds. Para vocês terem ideia, cada libra esterlina (pound) está custando mais do que 4 reais. Complicado. Mas vou tentar conseguir uma bolsa de estudos na pós. Torçam por mim :)

Onde eu moro
Eu vivo em uma república com mais 11 pessoas. Divido a casa com brasileiros e italianos. No meu quarto estamos eu e mais duas meninas brasileiras que têm mais ou menos a minha idade. Eu moro na zona sudeste de Londres. A casa é antiga e pequena, apesar de ter vários cômodos (5 quartos, um quintalzinho, uma cozinha/sala de jantar e um banheiro). É um sobradinho bem estreito. Minha rua é igual a do Harry Potter, quando ele morava com os tios Petúnia e Valter, sabem? Uma rua tranquila, com as casinhas de tijolo todas iguais. Vejam:



Nos próximos meses vou contando como é a vida aqui, como é usar ônibus, fazer compras no supermercado, sair à noite, bandas locais e até algumas viagens que pretendo fazer pela Europa. Fiquem ligados!

8 comentários:

  1. Oi Bá,
    fico feliz em saber que você está em Londres e realizando seu sonho. Londres também é um dos meus lugares favoritos, estive ai a pouco tempo e está tudo florido, foi demais ver a cidade assim. Tenho certeza que você vai ter um tempo muito bom ai.
    muitos beijos

    ps: Se joga em Camden Town!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, eu só vi seu comentário agora, me desculpa! E sua aventura treta na Índia, hein? Também acompanhei pela internet! Espero que esteja tudo bem agora. Eu já voltei pra SP, mas penso em ir morar em Londres de novo! E eu AMO Camden hahaha, era minha casa praticamente, batia cartão lá; Beijão e obrigada =)

      Excluir
  2. Tô muito feliz por vc!
    Aproveita a galera italiana p aprender a lingua da sua outra parte genetica!
    Boa sorte!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bá Parabéns Deus Te abençõe muitoooooooo tenho um orgulho enorme de vc seja feliz e aproveite td que puder um grd bj tia Zizi

    ResponderExcluir
  4. Bá procura uma música que chama Walking in London é da banda
    http://www.youtube.com/artist/concrete-blonde?feature=watch_video_title concrete blonde essa mulher canta muiiiitoo ela chama Johnette Napolitano.Concrete Blonde é uma banda de rock alternativo tem várias musicas boas bjsss tia

    ResponderExcluir
  5. Bá Feliz Páscoa td de bom p/ vc faz uma oração pela data especial que é a páscoa , e peça para Deus te iluminar sempre um grd bj Tia

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?

    Achei o seu blog quando estava procurando informações sobre a forma de retirar a MTB e achei esse post interessante.

    Dei uma olhada co site da City University London e achei este curso "Freelance Writing", qual é o nome do outro curso que você vai fazer? Dei uma olhada no site mas só achei este aqui de curta duração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ícaro! Só vi seu comentário agora, desculpa a demora. Na City eu fiz esse Freelance Writing e um outro que chamava Travel Writing. Não tem mais a página do curso no site porque já acabou. Eles só deixam on-line os cursos que estão com matrículas abertas ou em vigência. Mas parece que vai ter de novo o de Travel Writing em janeiro! Foi o que meus professores disseram. Fica de olho no site da City que sempre tem a oferta de cursos lá, com todos os disponíveis. Beijo e obrigada pela visita!

      Excluir