terça-feira, 28 de agosto de 2012

Um monte de show grátis em São Paulo

É por essas e outras que tenho uma profunda relação de amor e ódio com a minha cidade. Enquanto eu fico puta da vida pegando ônibus todo dia, aparecem vários eventos culturais incríveis e gratuitos. A partir desse fim de semana a cidade recebe um monte de shows legais - e de graça! Olha só:


CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO
Mais conhecido como CCJ, fica na Vila Nova Cachoeirinha (bem ao norte de São Paulo), promove diversas atividades relacionadas à arte (teatro, dança, oficinas de artesanato etc.) e está com uma agenda lotadíssima de shows gratuitos para todo o mês de setembro:

02/09 - domingo - 16h
Skatalites (Jamaica) + BNegão e os Seletores de Frequência
Imperdível, hein?! Uma das maiores lendas da música jamaicana, os padrinhos do ska. E ainda tem a excelente banda do BNegão, que vem com um disco novo. O show é aberto e livre. Acontece na rua, em frente ao CCJ. É só chegar.

16/09 - domingo - 16h
Mano Brown + Dexter + Edi Rock + Emicida
O show mesmo é do Mano Brown, os outros rappers são convidados. Mesmo assim, vale muito a pena!  A apresentação foca na carreira solo de Brown, que há 25 anos é líder do Racionais MCs, o grupo de rap mais respeitado do Brasil. As canções solo de Brown misturam outros estilos musicais de raiz negra, como soul e funk - um som diferente do seu trabalho no Racionais, mas ainda assim muito bom! Vi um show dessa série no SESC e foi incrível. Destaque para os vocais de apoio de Lino Krizz, que canta MUITO. O show é aberto e livre. Acontece na rua, em frente ao CCJ. Mas chegue cedo, porque deve lotar.


20/09 - quinta - 19h30
Zeca, o poeta da Casa Verde
O CCJ vai apresentar um documentário sobre o sambista Zeca da Casa Verde, autor de vários sambas enredo das escolas Rosas de Ouro e Morro da Casa Verde. Depois do filme, rola um pocket show. Samba na veia! O show acontece no Anfiteatro, que tem apenas 150 lugares. Precisa retirar ingresso antes, mas é de graça. As entradas começam a ser distribuídas às 18h30, na recepção do CCJ.


23/09 - domingo - 18h30
Cinetério: Filme + Voodoohop + Blonde Redhead
O Cinetério é um projeto bem diferente, que faz festa em cemitérios. Sim, é uma parada bem gótica, mas a música da festa não costuma seguir esse estilo. Essa edição, que é a sétima, será realizada na Praça do Cemitério da Cachoeirinha, bem na frente do CCJ, e conta com a participação da banda americana Blonde Redhead. A festa começa com a exibição de um filme, que é escolhido pelo público em uma votação no site www.culturaindependente.org. Depois, tem discotecagem do DJ Tomash, da Voodoohop. Pra fechar, tem o show do trio de Nova Iorque. A festa toda é aberta e livre, não precisa retirar ingressos.



29/09 - sábado - 20h
The Ex
A banda punk holandesa foi formada em 1979, já tem 25 discos lançados e misturou ao punk rock elementos de música folk, música tradicional do leste europeu, da Turquia e da África. O show faz parte da Semana de Música Holandesa, organizada pelo Centro Cultural São Paulo em parceria com o Consulado dos Países Baixos, Holland Pioneers, Muziek Centrum Nederland (MCN) e Fonds Podium Kunsten (FPK). A apresentação acontece no Anfiteatro do CCJ, com 300 lugares disponíveis. É gratuita, mas precisa retirar ingressos, que começam a ser distribuídos às 17h na recepção. Precisa mostrar o RG original e só dão um ingresso por pessoa.


FESTIVAL SAI DA REDE
O Centro Cultural Banco do Brasil promove a segunda edição do festival, com bandas de todo o país que tenham se destacado na internet. Os shows sempre acontecem aos sábados, às 16h, na Praça do Patriarca - centrão de São Paulo. E todos são de graça.

15/09 - sábado - 16h
Bixiga 70 + Baiana System
A excelente banda paulistana Bixiga 70 toca afrobeat, tanto em covers quanto em músicas próprias. Seus integrantes são músicos experientes que já tocaram com vários artistas, como Anelis Assumpção, Iara Rennó e Projeto Nave. A Baiana System mostra o som da guitarra baiana, criado nos anos 40 para frevo, choro e outros estilos.

22/09 - sábado - 16h
Cícero + Do Amor
Meninos do Rio. Cícero apresenta as lindas músicas de seu disco de estréia, "Canções de Apartamento", enquanto a banda Do Amor mostra uma mistureba de estilos bem variados, como rock, tropicália, ritmos calientes latinos...referências infinitas. Seus integrantes já fizeram parte de outras bandas ou foram músicos de apoio de diversos artistas, como Los Hermanos, Nina Becker, Lucas Santanna e Caetano Veloso, entre muitos outros.

29/09 - sábado - 16h
Karina Buhr + Silva
O Silva vem do Espírito Santo e é novato. Tem só um EP recém lançado, com um som moderno, mas muito delicado. Apesar das letras em português, se assemelha a artistas hype gringos no instrumental, cheio de efeitos eletrônicos e misturas de estilos. Pensa num Gotye misturado a um Vampire Weekend sem guitarras, só no batuque e no vocal agudo, com muito teclado e barulhinhos alegres e suaves e até pitadas de música clássica, com uns arranjos de cordas bem bonitos. Já a Karina Buhr, apesar de ter nascido em Salvador, é Recife na cabeça. Ela passou por vários grupos de música tradicional de Pernambuco e por bandas como Comadre Fulozinha e Eddie antes de se lançar em carreira solo. Tem dois excelentes discos autorais, com letras espertíssimas: “Eu Menti pra Você” e “Longe de Onde”, e toca com muitos convidados ilustres - Guizado, Edgard Scandurra e Fernando Catatau são só alguns deles.



PRAÇA DA REPÚBLICA
A tradicional praça do centro receberá, no feriado da Independência, o projeto CCJ itinerante, organizado pelo CCJ em parceria com o Laboratório Fantasma (a produtora do Emicida) e voltado ao hip hop nacional com shows gratuitos em diversas regiões da cidade.

07/09 - sexta - 16h
Kamau + Amiri
O rapper Kamau é um dos melhores letristas do hip hop paulistano e tem uma voz muito bonita. Amigo de Emicida, Criolo e Rael da Rima, pode até ser um pouco menos famoso na cena mainstream, mas certamente é tão talentoso quanto seus colegas. Acabou de lançar uma mixtape nova, chamada "Entre". Amiri é um rapper paulistano mais novo, tanto na idade quanto no tempo de carreira musical. Ele começou a aparecer mais este ano, com canções lançadas despretensiosamente na internet. Têm um flow nervoso diferente do convencional e letras ácidas e muito espertinhas, por vezes engraçadas. Fez sucesso com a canção "Êta porra!", cujo refrão gruda feito chiclete. O evento também terá batalhas de freestyle e apresentações mais curtinhas de artistas novos. o DJ Nyack comanda os beats e as batalhas serão mediadas pelo Emicida.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
A estação Vergueiro do metrô (linha 1 - azul) desemboca dentro do CCSP, um dos lugares mais legais da cidade! Lá tem um espaço muito gostoso para ler, estudar, descansar, bater papo, tomar um café. Também tem internet grátis, cinema, teatro, show, biblioteca, gibiteca (incrível!), discoteca e uma lanchonete que vende o melhor docinho de nozes do mundo. Tudo grátis ou barato (incluindo ingressos de cinema, teatro, show e o próprio menu do café).

13/09 - quinta - 21h
Chinese Cookie Poets
A banda do Rio é amiga do pessoal do Dorgas e faz um som igualmente doidão, diga-se. É um rock alternativo instrumental com muita improvisação e pitadas de jazz. O show é grátis e livre, mas o espaço (Praça das Bibliotecas) acomoda apenas 170 pessoas. Tem que chegar cedo.

15/09 - sábado - 20h
Elma + Kevin Drumm
A banda Elma tem 10 anos de estrada e faz um rock instrumental bem cru, mais pesado e sujo, calcado no metal. Kevin Drumm vem de Chicago (EUA) e se destacou, nos anos 90, tocando músicas improvisadas com guitarra pesada. Hoje, ele também mistura música eletrônica e sintetizadores a esse som. O show é grátis e livre, mas o espaço (Praça das Bibliotecas) acomoda apenas 170 pessoas.


TEATRO DÉCIO DE ALMEIDA PRADO
O teatro fica na Rua Cojuba, 45. É na zona sul da cidade, no bairro do Itaim Bibi. E lá a cantora Anelis Assumpção vai se apresentar de graça duas vezes, lançando o compacto "Not Falling". Ela é paulistana, filha de Itamar Assumpção e já cantou com a Céu e a Thalma de Freitas no grupo Negresko Sis e com Andréia Dias e Iara Rennó no grupo DonaZica.

22/09 - sábado - 21h
Anelis Assumpção


23/09 - domingo - 18h
Anelis Assumpção

Nenhum comentário:

Postar um comentário