sexta-feira, 27 de julho de 2012

Os musicais comédia de Bollywood

Por volta de 2006 o Youtube foi tomado por vídeos indianos legendados de forma bem irônica por brasileiros e portugueses. Essas versões engraçadinhas, que ao invés de traduzirem os vídeos faziam uma paródia com palavras em português que soavam como as do filme, acabaram virando memes e hits - atingindo, em alguns casos, mais de dois milhões de visualizações!

Quem não se lembra do "Rivaldo, sai desse lago"?




E do "Golimar", o Michael Jackson indiano?!




Ou ainda do Tunak Tunak - mais conhecido como "Tônico com Guaraná"?



Todos com canções estranhas, coreografias absurdas, figurino brega super colorido e histórias que aparentemente não faziam o menor sentido. Isso sem falar dos efeitos especiais! Os três vídeos acima são os maiores sucessos da onda indiana legendada no Brasil. Mas também existem outras pérolas menos conhecidas:

"Soca a Orelha", um filme de faroeste que parece clipe do Michael Jackson ou do Prince (!) - incrível:






"Pastelão Super", onde um explorador e uma mocinha dançam no meio de muitos elefantes e uma tribo exótica (provavelmente inspirada nas comunidades tradicionais da África):






E "1 docim", legendado com um quê de sotaque mineiro, com a galera causando na rua e no transporte 
público, dançando em cima do busão e falando muito palavrão:





Esses vídeos tão estranhos e engraçados são, na verdade, filmes de Bollywood - a Hollywood da Índia, núcleo de produção cinematográfica que fica perto de Mumbai, na costa oeste do país. O curioso é que, por mais que não seja tão famoso ou popular entre os países ocidentais, o cinema indiano é, na verdade, a maior indústria de cinema do mundo em quantidade de filmes produzidos por ano e resultados de bilheteria. Na Índia, a população frequenta o cinema com muito mais assiduidade do que os ocidentais. Até porque os ingressos são muito baratos e acessíveis. Outra coisa curiosa é que Prabhu Deva, um ator, cantor e diretor de filmes muito famoso na Índia, aparece em quase todos esses memes da internet. Ele que é o "Rivaldo" e o "Michael Jackson indiano" Golimar, na paródia de Thriller; e também o protagonista de "Orelha", "Pastelão Super" e "1 docim". O cara tem mais de 100 filmes no currículo!

Um comentário:

  1. Muito divertidos esses vídeos. Post muito bacana pela compilação de todos esses "sucessos" da web, hehe.

    ResponderExcluir