quinta-feira, 19 de julho de 2012

O retorno de Saturno

O dia 16 de junho marcou a volta oficial do No Doubt, banda californiana fundada em 1987. Eles divulgaram a canção "Settle Down", que estará presente em seu novo disco, batizado como "Push and Shove" - com data de lançamento marcada para o dia 25 de setembro. O clipe novo foi transmitido na noite de segunda-feira nos EUA pelo canal E!, muito popular no país, no programa do apresentador Ryan Seacrest. Foi um especial de meia hora com a banda, que contou com a estréia oficial do clipe e uma entrevista exclusiva. A diretora do vídeo é Sophie Muller, parceira de longa data do No Doubt, que também fez os clipes de “Don’t Speak“, “Sunday Morning“ e “Bathwater“, entre outros.



O grupo não lançava nada há 9 anos, isso porque em 2003 gravaram uma versão inédita para "It's My Life" (da banda inglesa dos anos 80 Talk Talk) que entrou em uma coletânea da banda. Disco mesmo, com música própria inédita, eles não lançavam desde o Rocksteady, de 2001 (que tem o hit "Hey Baby"). "Settle Down" me lembrou do Clash na época do Sandinista!, porque representa muito bem uma mistureba musical com critérios. É um mix de música jamaicana, rock, punk, eletrônica e música étnica africana e asiática (lembrei de sons típicos do Japão, da China e do Vietnã).

A música é bem a cara do No Doubt, já que desde o começo a banda notoriamente soube explorar uma fusão de estilos, usando vários sons diferentes e sem medo de ousar, sempre dando mais destaque à música jamaicana (principalmente ao ska) e ao punk rock e hardcore. E sempre tendo a proeza de fazer tudo isso soar extremamente pop. Para quem acompanha o No Doubt e conhece a trajetória musical deles, "Settle Down" não deixa nada a desejar. A música não é bem comercial: tem uma introdução gigante instrumental, dura mais de 6 minutos, tem uma jam instrumental viajandona no final. Mas estão lá as levadas jamaicanas alegres e contagiantes, uma pegada dançante e pop, vocais grudentos que ficam na cabeça (você consegue cantar junto na primeira audição, antes mesmo de a canção chegar no meio), refrão explosivo. É uma volta muito digna, por enquanto. Agora, é esperar pra ouvir o resto do álbum. E torcer pra que eles toquem no Brasil logo. Sempre quis ver um show do No Doubt! Costumam ser muito bons ao vivo.

Curiosidades:
- A banda já está de presença marcada pra tocar em festivais antes mesmo de o disco novo sair.
- Agora, todos os membros da banda usam o cabelo louro platinado, igual a vocalista Gwen Stefani.
- As gravações do disco eram feitas, em sua maioria, de manhã. Eles começavam a tocar no estúdio às 9 da manhã! Quase todas as bandas tocam à noite e de madrugada - ou, pelo menos, à tarde. Mas os membros do No Doubt têm filhos pequenos e estão acostumados a acordar cedo pra acompanhar a criançada. Então mudaram a rotina do estúdio.
- Músicos jamaicanos participaram das gravações de "Push and Shove"
- O No Doubt ficou famoso no mundo inteiro depois de lançar o disco "Tragic Kingdom", em 1995, que tinha as canções "Just a Girl" e "Don't Speak", seus maiores sucessos até hoje.
- Gwen Stefani teve uma carreira solo de bastante sucesso com músicas mais pop. Ela lançou dois discos, "Love, Angel, Music, Baby", em 2004; e "The Sweet Escape", em 2006. Ela tem quase 43 anos e nem parece. Tá mais bonita do que nunca.
- "Retorno de Saturno" é o nome do seu quarto álbum de estúdio ("Return of Saturn"), lançado em 2000, que tem a excelente canção "Ex Girlfriend" (cujo videoclipe foi inspirado em um polêmico anime japonês chamado "Kite") e batiza o título piadista desse artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário