quinta-feira, 12 de julho de 2012

50lling Stones

Sim, senhores, é hoje que a maior banda de rock do planeta comemora meio século de existência. Isso porque no dia 12 de julho de 1962 os Rolling Stones fizeram o seu primeiro show em Londres. Mas, para eles mesmos, os 50 anos são comemorados apenas no começo do ano que vem, já que o batera Charlie Watts só entrou na banda em janeiro de 1963, completando sua formação clássica. De qualquer forma, a data hoje é um grande marco e merece todas as honras e homenagens.

Os Rolling Stones são uma das bandas com a carreira mais extensa da história. A banda teve até algumas pausas, mas nunca terminou. Presepada para poucos. Os caras insistem em ainda fazer shows do alto dos seus 70 anos de idade (são literalmente mais velhos do que a minha avó) e não pensam em parar por enquanto. E olha que o desempenho do Mick Jagger e do Keith Richards no palco ainda dá um caldo em muito marmanjo de 20 e poucos anos. A influência dos Stones também merece extremo respeito. Sem eles, jamais existiria o rock'n'roll como o conhecemos hoje. Quebraram a caretice das bandas inglesas de rock chiclete, pop e comportado no começo dos anos 60, chocando toda a sociedade. 

Inventaram a figura do rockstar. Viveram o clichê "sexo, drogas e rock'n'roll" até o talo. Foram buscar o seu som nas raízes e origens do rock, tocando blues e querendo ser negros. Se recusavam a vestir terninhos combinando. Foram os primeiros a deixar a cabeleira crescer. Sem eles não existiria a onda de contracultura dos anos 60 e 70 e o rock não teria se desdobrado e evoluído tanto. Banda seminal, obrigatória, que influenciou e influencia toda santa geração de músicos do planeta, dentro e fora do rock e do blues. Por mais que tenham passado por altos e baixos. 


Pra comemorar o cinquentenário, o portal UOL fez um hotsite lindo de morrer contando toda a trajetória da banda, apresentando seus integrantes, discos, curiosidades, influências e tudo mais. O mais incrível é que você pode ouvir a discografia completa, com todos os discos na íntegra. E ainda é fácil de navegar e super bonito. A equipe está de parabéns.


Dicas: 


- No ano que vem, é bem provável que role uma turnê especial em comemoração à data. Bem que eles podiam voltar pro Brasil. Foi aqui que eles tiveram a maior platéia da história da banda, quando tocaram na praia de Copacabana, em 2006.


- Leia "Vida", a autobiografia do Keith Richards, guitarrista dos Stones.


- Não confunda a banda com a revista. "Rolling Stone", no singular, é a famosa publicação americana de música que existe desde 1967. No plural, é a banda cinquentona, que tirou seu nome de uma música do Muddy Waters (mestre do blues que é considerado o pai da guitarra elétrica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário