quinta-feira, 17 de maio de 2012

O tamanho do universo

Os irmãos gênios Michael (à esquerda) e Cary
Sabe aqueles dias que você fica viajando na maionese, fritando, brisando, pasmando, pensando em como você é um mísero grãozinho de areia no meio do universo? Xi, meu filho, espera até você descobrir que é bem menor do que isso, ainda! Mais uma vez somos surpreendidos por pessoinhas de 14 anos gênias: os gêmeos californianos Cary e Michael Huang, que ainda estão no Ensino Fundamental, criaram juntos um site chamado "Scale of the Universe 2", que funciona como um infográfico muito bonitinho e detalhado em que objetos concretos dentro da nossa compreensão de tamanho vão sendo comparados com a grandeza dos planetas, das galáxias, do espaço e, por fim, do universo. É MUITO legal!


Sim, sô nerds. Mas duvido você não se divertir comparando o tamanho de uma formiga, um ácaro, uma bola de basquete, do tiranossauro rex e do estado do Texas com o sol, a estrela Polaris, nebulosas que parecem amebas e várias galáxias que brilham lindas. É bem divertido de ver. Lembrei daquele livrinho "Zoom", que eu gostava de ler quando era criança. Dá pra ficar horas aproximando e afastando a tela, e cada ícone tem uma boa explicação sobre o que é aquela coisa, onde ela fica, qual o seu tamanho em metros e tudo mais. Do átomo até o universo inteiro! Começa com a teoria das cordas, a menor medida já estabelecida pela Ciência. E tem uma musiquinha agradável de fundo.


Em entrevista à ABC, Cary, que inventou a escala, disse que fez o projeto só por diversão e que a inspiração veio de uma de suas aulas de ciência na escola. Demorou um ano e meio pra terminar o infográfico interativo, pegando referências na Wikipedia e em livros de astronomia. No fim, chamou o irmão para ajudar a publicar e divulgar na internet. Agora que o site está no ar, ele convida os internautas a participarem, fazendo correções, ajustes e sugestões. Tanto que a versão disponível atualmente é a de número 2, já melhorada. Bem legal! No futuro, os irmãos pensam em trabalhar com programação e animação. Talento pra isso eles já têm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário