sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dia triste pra música jamaicana

Lloyd Brevett, dos Skatalites
Pra quem adora música jamaicana, a última quinta-feira foi um dia muito triste: morreu um dos fundadores do Skatalites, o baixista Lloyd Brevett. Ele tinha 80 anos, sofreu um AVC seguido de convulsões e não resistiu. Os Skatalites já tocaram no Brasil algumas vezes e são respeitados como uma das mais importantes bandas jamaicanas da história, tendo consolidado o estilo ska e influenciado meio mundo. Uma banda seminal, audição obrigatória. Fui a dois shows deles e provavelmente foram algumas das melhores apresentações musicais que vi na vida. E olha que os músicos já eram mais velhos do que a minha avó na época destes shows.

Além disso, foram cancelados os shows do Toots and the Maytals e do Abyssinians na virada cultural de São Paulo que acontece nesse fim de semana. Infelizmente, a produtora do Toots não cumpriu com as exigências legais para que o grupo fosse autorizado a vir para o Brasil. É o que consta no portal Terra como a justificativa da assessoria do evento. Os músicos não conseguiram o visto a tempo. Fuéim. Tudo isso para o puro desespero dos fãs, já que os membros da banda já estão velhinhos e nunca tocaram no Brasil antes! Mas a Folha de S. Paulo diz que, de acordo com o agente da banda, mesmo com esse cancelamento o Toots deve se apresentar no país ainda este ano, em outro evento. Ufa...cruzem os dedos! E bem que a galera da You & Me podia produzir o show deles, hein. Além disso, parece que a Virada não vai colocar outro artista no lugar deles. Vai sobrar um espaço livre na programação, mesmo. Então nessa hora você aproveita pra ir comer um dogão trash e descansar no centrão.

Toots and the Maytals é, assim como os Skatalites, uma das bandas que consolidou a música jamaicana e a levou para o mundo. São um pouco mais novos do que os pioneiros do ska, mas igualmente influentes. Tocavam, além do ska, rocksteady e reggae. Também tem que ouvir. Aliás, foi o Toots, o líder da banda, quem inventou a palavra "reggae".




Só pra fazer uma graça com "LADO Bá", segue "Ska Ba", do Skatalites:

 



E, agora, Pressure Drop, um clááássico da música da ilha, em versão do Toots:




Já o Abssynians é uma banda que começou no fim dos anos 60, a mais nova entre as três. Teve música deles citada pelo Clash na canção "Jimmy Jazz", já merece meu respeito. Hehe. Cancelaram o show, de acordo com informações da trupe mais que especializada da You & Me on a Jamboree, e acho que os motivos devem ser os mesmos do Toots: não conseguiram o visto a tempo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário