segunda-feira, 16 de abril de 2012

Virada Cultural 2012

Você pode comprar um lanchinho preparado
pelo Alex Atala no Minhocão!
Santa Virada Cultural! Uma das coisas que me orgulham na cidade de São Paulo é esse evento, que, por mais que apresente alguns problemas de organização, sempre impressiona pela excelente programação, por ser gratuito e por acontecer no centro da cidade, lugar que merece e necessita ser ocupado por nós.

A virada de 2012 acontece entre os dias 5 e 6 de maio (sábado e domingo) e traz várias novidades, com atividades diferentes dos habituais espetáculos de música, teatro, circo e dança. Uma delas é a ocupação gastronômica no Minhocão (!), onde renomados chefs como Alex Atala oferecerão comida em barraquinhas, cobrando de R$5 a R$15. O elevado Costa e Silva também recebe o Mercado Mundo Mix, feira alternativa com opções diferentes e moderninhas de roupas, acessórios, objetos de decoração e mais um monte de muamba.

A Virada Cultural de 2012 vai ter até luta livre
Na Praça da Sé, um palco é dedicado exclusivamente a humoristas e shows de comédia stand-up (na catedral), enquanto outro espaço (o tribunal) recebe o Campeonato Sul Americano de Luta Livre(!!!), na pegada da febre de UFC e MMA. Também vai ter um espaço erótico chamado Cabaré, com show de pole dance e tudo, na Rua Araújo; além de um palco com 24 horas de truques de mágica e ilusionismo na Líbero Badaró e o bloco de carnaval carioca Sargento Pimenta, que só toca músicas dos Beatles em ritmo de marchinha, às 6h da manhã no Largo do Arouche.

É tanta coisa pra ver nessas 24 horas que você vai se sentir perdido. Confira a programação completa aqui.

Entre os destaques da programação musical, na Avenida São João (Palco Bulevar) acontece uma homenagem especial aos 30 anos de morte de Elis Regina (com diversos artistas tocando seus sucessos ininterruptamente). A Praça Júlio Prestes recebe a tradicional banda jamaicana Toots and the Mayals às 13h e o mestre Gilberto Gil às 18h. No SESC Belenzinho, espaço que ficou impecável depois de uma grande reforma, a Orquestra Imperial faz um tremendo baile às 3h da manhã.



No também reformado Teatro Municipal, que ficou tinindo, se apresenta Arnaldo Baptista (esse vai ser concorrido), às 19h, com músicas de sua carreira solo, depois de tocar com os Mutantes na Avenida São João, às 2h da manhã. O palco da São João também recebe às 7h a excelente banda White Denim (que depois toca no Beco da Augusta, dia 3 de maio, em show pago); seguidos pelo influente Suicidal Tendencies (já imagina a galera com boné de aba reta, bandana e skate chorando). Além dos norte-americanos, se apresentam também os Titãs, ao meio-dia, tocando o clássico álbum "Cabeça Dinossauro". Horário ingrato, ok, mas os shows valem muito a pena.

A única decepção, por enquanto, é o site da Virada. Tá horrível, produção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário