quarta-feira, 11 de abril de 2012

Eike Batista no sertão

Eu não conhecia a banda carioca El Efecto antes de ouvir o cordel moderno que eles inventaram, narrando o encontro de Eike Batista com o legendário cangaceiro Lampião. É muita esperteza!

“O Encontro de Lampião com Eike Batista” foi lançada no domingo de páscoa e surpreende por ter tamanha qualidade, já que a música ainda não foi masterizada e essa versão divulgada não é a "oficial" finalizada pro disco. Sem contar a letra, que é muita genialidade pra uma música só, a banda ainda tem um instrumental de cair o queixo, misturando um milhão de ritmos e estilos diferentes com rock dos bons. Frevo, axé, baião, manguebeat, xaxado, maracatu, tá tudo lá. E as transições de ritmos e estilos não soam nada forçadas, muito pelo contrário. É isso o que mais chama a atenção nesse vídeo; que, apesar de ser comprido demais pra esses tempos de internet (dura mais de oito minutos), prende a atenção e não enjoa. Os caras mandam muito bem mesmo.



A letra conta em forma de cordel como Lampião expulsa o empresário Eike Batista (o homem mais rico do Brasil e um dos mais ricos do mundo) do seu sertão, em uma resistência popular contra mega corporações. Pode até soar um tanto comunistinha, mas olha, faz muito sentido mesmo (ainda mais depois da polêmica envolvendo o filho de Eike e um atropelamento). Entre os versos, duas sacadas valiosas:

"Duas coisas bem distintas, uma é o preço, outra é o valor. Quem não entende a diferença pouco saberá do amor"

"Hay que resistir" - em alusão à pronúncia do nome "Eike" (que se lê Áique)

A banda já tem dez anos de estrada e, além da tríade clássica de rock "guitarra-baixo-bateria", ainda contam com cavaquinho, trompete, flautas, percussões, corais e outros aditivos. Eles já têm dois discos lançados ("Como Qualquer Outra Coisa", de 2004; e "Cidade das Almas Adormecidas", de 2008) e estão para lançar um álbum novo em junho, que terá a canção “O Encontro de Lampião com Eike Batista” no repertório. E os lindos ainda disponibilizam toda a sua obra para download grátis e legal no site oficial da banda e em seu perfil na Trama Virtual.


Ah, esse é o post número 100 do "LADO Bá", achei que merecia destacar, hehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário