sexta-feira, 23 de março de 2012

Single Parents lança seu primeiro disco

Capa do disco "Unrest": duas amigas inglesas do Dotta
A banda Single Parents, super querida por este blog, finalmente lança seu primeiro álbum. O trio de São Paulo usou crowdfunding para bancar a última parte da produção do disco (mixagem, masterização e prensagem).

A estreia oficial da banda se chama "Unrest", título de uma das 13 canções do álbum, lançado pela Trama Virtual no sensacional projeto "Álbum Virtual", que disponibiliza legalmente e de graça obras de artistas brasileiros de diversos estilos para download. A banda também acaba de inaugurar seu próprio selo, o Balaclava Records, responsável por este trabalho ao lado da Popfuzz Records e da Trama. Acho que o nome do selo deles vem da tietagem do Fernando Dotta, vocalista, guitarrista e compositor da banda, pelos Arctic Monkeys. Mas é só um palpite meu. Hahaha!

A melhor parte de tudo é que você pode baixar de grátis o disco do Single Parents na Trama Virtual, além da opção de só ouvir o "Unrest", via streaming, sem ter que fazer o download. Todas as faixas do disco são inéditas, com exceção de "Last Conversation", minha preferida do EP "Could You Explain?", que eles lançaram em 2010, mas volta em uma nova versão, mais caprichada que a anterior.

O som dos Single Parents foi taxado como grunge e noventista, mas não soa nada datado. Muito pelo contrário: é uma sonoridade até necessária nos dias de hoje, trazendo elementos de uma época muito boa para o rock (os anos 90) sem deixar de ser relevante e inovador. É um sopro de ar fresco com músicas bem produzidas, sim, mas sem soar artificial. Como bem disse Dave Grohl no seu polêmico discurso do Grammy, é música feita por humanos, sincera e genuína. Rock distorcido que alia peso a letras muito bem pensadas, melodias harmônicas e suaves, pra cantar junto e viciar. Um ótimo exemplo é a "Acquainted", que começa falando das luzes de Nova Iorque (onde a banda gravou o álbum) enquanto a linha de baixo e o riff de guitarra mais sexys que eu ouvi em muito tempo hipnotizam o ouvido com uma levada fluida, que acaba descambando num refrão pesado, alto, sujo, rápido e mais gritado, como se fosse um acesso de fúria em desabafo, mas ao mesmo tempo cativante e grudento. Virou minha preferida do disco.

Amanhã, o trio fará um show especial de lançamento do "Unrest", acompanhado pelo quarto elemento, o guitarrista e backing vocal Erick, que volta a tocar com a banda em suas apresentações ao vivo. Além dele, rolam muitas participações especiais: a banda paulistana Twinpine(s) abre a noite, tocando seu EP de estreia, "Beige"; tem discotecagem do Gilberto Custódio e do Handys Klaus; o produtor do disco, Roger Paul Mason, vem dos EUA pro Brasil para apresentar seu trabalho solo  é a primeira vez em que ele toca no país; além de canjas da vocalista do Cabana Café (banda de São Paulo), de uma violinista e dessa que vos escreve. Vai lá:


LANÇAMENTO DO DISCO "UNREST" - SINGLE PARENTS
24/03 - Sábado
Das 17h às 22h30
Associação Osaka: Rua Domingos de Morais, nº 1.581 (ao lado do Metrô Vila Mariana)
R$20 na porta / R$15 aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário