quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ahn?!

Hoje andei ouvindo músicas que acho muito, muito boas, mas que são um mistério para mim. Isso porque são cantadas em idiomas que não domino. Mas o que importa (e o mais bacana de tudo) é perceber que realmente a música é uma linguagem universal, que pode emocionar e agradar por mais que você não entenda do que estão falando.

Do Japão: SoRA - Moon and Syrup. A cantora é maravilhosa e se chama Akio Watanabe.
Esse videoclipe foi dirigido pelo meu amigo Hyoe Yamamoto, cineasta de Tóquio. Eu não entendo PATAVINAS da letra, mas falei pro Hyoe que, ao mesmo tempo em que passa uma serenidade, parece também trazer melancolia, coisa de coração partido. Ele achou graça e me disse que era isso mesmo.




Da Bélgica: Plastic Bertand - Ça Plane Pour Moi. Eu não entendo quase nada de francês, não sei o que diz a letra dessa música...só as partes em inglês e o "uuuh". "Pour moi" é "para mim" e, pelo que me disse o Google tradutor, "ça plane" é "este avião". Fica "esse avião pra mim", numa tradução tosca. Parece até aquela propaganda da Pepsi, com o Joel Santana passando cantada em inglês, hein? Essa música é famosa, é de 1977 e foi um hit. Dá pra reparar que entraram na onda punk já bastante propagada na mídia, na época...mas é só uma "estética" punk, pelo visto, porque o apelo pop e dançante é absurdo e a letra parece bem nada a ver.




Do Camboja: Ros Sereysothea - Dara Jam Chan Kone Oksok Nas Pa. Essa aí é fogo, eu não sei nem pronunciar o nome da música ou o da cantora! Deve ter sido lançada por volta dos anos 60 ou 70. Se aqui na América do Sul o rock'n'roll era mal visto e muito deturpado na época, imagina no Camboja! E ainda por cima com uma garoa cantando! Dizem que todos os membros dessa banda foram mortos por marxistas. Fica o legado, rock psicodélico dos bons...

 

Se você souber o significado das letras dessas músicas, por favor me conta! Se bem que entendê-las pode fazer perder a graça.

2 comentários:

  1. Bacana o post. Tem muitas e muitas iguais a essas.
    O pior são aquelas que, mesmo em Português, não entendemos nada,rs.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Gui, muito obrigada, meu querido! Fico feliz por vc me ler =) Bjs

    ResponderExcluir