quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Essa febre de TUMBLR

Blog pra preguiçoso? Páginas de humor? Um monte de meme? Coisa de menininha que gosta de cupcake? Um bando de hipster? Mais uma moda passageira de internet? É um pássaro? É uma avião? Não, gente, é o Tumblr.

A primeira coisa que eu penso quando vejo Tumblr é que ninguém nesse planeta sabe como pronunciar essa palavra. "Tumblr". DUVIDO que alguém tenha certeza do jeito certo de falar essa joça. Me disseram que é "tâmbler" ou "túmbler". Humpf. Não me convence. A segunda coisa que eu penso é o quanto todo mundo deve escrever "Tumblr" errado. Mas quem liga, né?

Hã?!
Tumblr é um site parecido com os hospedeiros gratuitos de blog (blogger, wordpress, posterous etc.), com o diferencial de que é mais fácil de postar e não é voltado para conteúdo de texto. Tem ferramentas para post de imagens, áudio, vídeos e links e concentra em uma mesma página que pode ser personalizada e editada aplicativos de vários sites diferentes (como o perguntas e respostas do Formspring, o armazenamento de fotos em alta resolução do Flickr e os "seguidores" e a possibilitade de "retuitar" conteúdo do Twitter). Eu não tenho Tumblr, mas fiquei fã de vários e resolvi divulgá-los aqui, porque são sensacionais. Vai que vocês também gostam:

TRAGÉDIA DA EMPREGADA
Totalmente genial e irônico, esse Tumblr recorta postagens reais do twitter e de outras redes sociais em que as pessoas reclamem de suas faxineiras e diaristas. Só que a maioria das pessoas é super sem noção, desrespeitosa e preconceituosa e escreve tremendas asneiras. Humor irônico e crítico.


1VTD1SDD
Uma vontade, uma saudade. É isso o que significa o nome da página. Na parte de vontades, traz coisas bizarras e geniais. Na de saudades, traz fotos e vídeos de coisas que foram populares nos anos 90 e 80, como bandas, brinquedos, programas de TV, doces. Nostálgico, brega e escrito em tiopês. Uma beleza.


SEI LÁ COMO SE ESCREVE
Recorta postagens reais de redes sociais onde as pessoas escrevem coisas muito erradas e emendam um "ah, sei lá como que escreve". Devia ser usado nas aulas de português. Tem cada uma. Muito engraçado!



TIPOS DE POMBA
Tumblr novinho, mas já tá fazendo sucesso. Traz perfis de tipos caricatos da cidade de São Paulo, classificando-os como diferentes pombas. Genial! Ninguém escapa.



CLASSE MÉDIA SOFRE
Esse já virou um clássico, o nome do Tumblr é até usado como bordão. Mais um que recorta posts sem noção e os ironiza. São queixas de pessoas que aparentemente não têm problemas, hum, reais ou relevantes. Gente que faz o maior drama porque acabou o Ovomaltino. Sabe como é? Reclamando de coisa besta.


FOTOS DE EXECUTIVOS
Eu não consegui segurar a risada quando vi esse Tumblr pela primeira vez. Duvido você olhar pras fotos por mais de dez segundos sem rir. Como o nome diz, junta fotos de executivos. E tem muita foto engraçada, bizarra. Todas passam a sensação de serem super forçadas. Ironiza o corporativismo. Se liga nas legendas.


PORRA, MAURÍCIO!
Esse é sensacional! Recorta partes dos quadrinhos da Turma da Mônica com piadas meio esquisitas. Duplo sentido, mente poluída, confusão ou descoberta de mensagens subliminares? Nunca saberemos. Os roteiristas do Maurício de Souza realmente fazem piadinhas voltadas para adultos em algumas histórias. Eu sou leitora assídua dos gibis e peguei citações ao vídeo da Luisa Marilac em 2 revistinhas esse mês. Ah, o Maurício já sabe da existência desse Tumblr, e ele gostou.


RENATO ERA CHATO
Também é novo. Traz charges muito bem desenhadas ironizando o Renato Russo, líder e compositor do Legião Urbana e morto em 1996. O blog afirma que Renato era um gênio, mas tira sarro de suas letras exageradamente dramáticas sobre fatos cotidianos.



501 PAGODES PARA OUVIR ANTES DE MORRER
Tirando sarro da moda de livros com dicas de "coisas pra fazer antes de morrer" (tem de livros, discos, lugares, comidas, tudo), lista pagodões e defende o estilo, hostilizado pela maioria das pessoas. Mas é bem irônico.



BLOG DA BETHÂNIA
Os posts não têm a menor graça. A piada é a página em si, criada depois da polêmica gerada pelo projeto de site a ser lançado pela cantora Maria Bethânia, recebendo como "incentivo" uma grande quantidade de dinheiro do ministério da Cultura (mais de um milhão de reais). A proposta era um blog com vídeos onde Bethânia declamaria poemas.

E você? Gosta de algum Tumblr que não apareceu na lista? Manda pra mim!

3 comentários:

  1. #orgulhodamamis

    Adorei o post!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Curti muito, e até fiquei com vontade de "migrar" do blogger para o "tâmblêr".

    Acho que vou te seguir, colega...

    ResponderExcluir