quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Impressoras aposentadas

Quem nunca se deparou com a situação de imprimir um arquivo para depois acabar nem usando o papel? Sem querer, podemos fazer isso em casa e, principalmente, no trabalho. Já passei por algumas empresas grandes e sempre via a mesma cena se repetir: a impressora trabalhava o dia inteiro, às vezes tinha até fila pra buscar os papéis; e sempre sobravam muitas folhas abandonadas na bandeja de impressão, que ninguém sequer ia buscar. Esse ano, a Hewlett-Packard (HP), fabricante de impressoras, hardwares e servidores, levantou dados mostrando que toneladas de papel iam para o lixo (sem nem ao menos reciclar!) justamente por este motivo. Opa, tem muita coisa errada aí!

Já estamos no fim de 2010, começo da segunda década do século XXI, temos aqueles e-mails com rodapés de pinheirinhos verdes implorando pra que pensemos duas vezes antes de imprimir a mensagem. Temos coleta seletiva e o uso de papel reciclado, além de campanhas de conscientização, em muitas empresas, faculdades e outras instituições. Por que, então, a impressão desnecessária continua tão grande? Pra tentar reverter esse quadro, a WWF (World Wide Fund For Nature, organização internacional de defesa e preservação do meio ambiente) lançou uma iniciativa muito inteligente: desenvolveram uma forma de salvar arquivos como PDFs bloquedos, com um modelo que desativa as opções de impressão destes documentos.
O formato anti-print foi batizado de ".wwf" e é chamado pela ONG como "o novo formato verde de arquivo", trazendo o slogan: "Save as WWF, save a tree" (salve como WWF, salve uma árvore).
Com esta nova ferramenta, é impossível imprimir o documento, a não ser que se desabilite a função salvando-o novamente em um formato convencional - ou seja, tem que parar pra pensar e dificulta bastante o que antes seria resolvido na pressa com um simples "Ctrl+P", evitando que a pessoa se esqueça de ter mandado algum arquivo para a impressora. Bacana, né? Adoro essas soluções simples, práticas e inteligentes que todo mundo pode adotar pra preservar a natureza sem ser ecochato. Por enquanto, quem usa o sistema Mac OS já pode ir fazendo a sua parte, baixando "totalmente de grátis" no site http://www.saveaswwf.com/en/ o software anti-impressão. A versão para windows chega em breve, de acordo com a WWF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário